SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Socioeconomic inequalities in smoking among adolescents aged from 15-17The Tobacco Law in Portugal: Analysis of Media coverage (2010-2013) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

LOUREIRO, Rui João et al. O uso de antibióticos e as resistências bacterianas: breves notas sobre a sua evolução. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.77-84. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.11.003.

A resistência bacteriana aos antibióticos é atualmente um dos problemas de saúde pública mais relevantes a nível global, dado que apresenta consequências clínicas e económicas preocupantes, estando associada ao uso inadequado de antibióticos. Portugal é, no contexto europeu, um país com um elevado consumo de antibióticos, apesar de uma diminuição no consumo destes fármacos nos últimos anos. A resistência bacteriana tem crescido acentuadamente, sendo que as bactérias Gram-positivas mais resistentes aos antibióticos são da espécie Staphylococcus aureus e do género Enterococcus, ao passo que as bactérias Gram-negativas mais resistentes aos antibióticos são das espécies Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa e da família Enterobacteriaceae.

Keywords : Antibióticos; Resistência bacteriana; Portugal; Bactérias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )