SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1O perfil de saúde de crianças vigiadas em consultas de cuidados primários na cidade de Viseu, PortugalDesigualdades socioeconómicas no tabagismo em jovens dos 15 aos 17 anos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

ROBALO, Lina; CRUZ, Eduardo B.  e  NUNES, Carla. Validação para a população adolescente portuguesa com dor lombar: do Modified Hanover Functional Ability Questionnaire. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.61-68. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.09.001.

A dor lombar é uma condição de saúde comum em idades precoces, desconhecendo-se, no entanto, o seu impacto a nível funcional. Na ausência de instrumentos adaptados e validados para a população adolescente portuguesa, que permitam avaliar o impacto funcional da dor lombar, desenvolveu-se um estudo metodológico com o objetivo de realizar a tradução e adaptação da versão modificada do Hanover Functional Ability Questionnaire (MHFAQ) para a língua portuguesa (para uso em Portugal) e estudar as suas propriedades psicométricas. Após o processo de tradução e retroversão, a versão portuguesa foi testada numa amostra piloto de 40 adolescentes com dor lombar, com o objetivo de analisar a sua consistência interna e estabilidade temporal, através do coeficiente de Cronbach's alpha e do coeficiente de correlação intraclasse (ICC2,1). A análise da validade de construto foi baseada no coeficiente de correlação de Spearman entre MHFAQ-PT e a escala numérica da dor (END) para validade convergente e entre a MHFAQ-PT e a dimensão saúde mental do Medical Outcomes Study Short-Form Health Survey Instrument 12-Item (SF-12) para a discriminante, numa amostra de 127 adolescentes. As medidas de consistência interna obtidas, Cronbach's alpha = 0,699 e de estabilidade temporal CCI= 0,973 (IC: 95%: 0,948-0,986, p < 0,01), indicam que a versão portuguesa do MHFAQ possui bons níveis de fiabilidade. Relativamente à validade de construto, os resultados revelaram uma correlação positiva moderada entre a MHFAQ-PT e a END (rs = 0,591, p < 0,01) e uma correlação negativa estatisticamente significativa moderada entre a MHFAQ-PT e a dimensão saúde mental da SF-12 (rs = −0,426, p < 0,01). Concluiu-se, assim, através dos resultados obtidos, que a versão traduzida e adaptada para a população adolescente portuguesa com dor lombar encontra-se validada.

Palavras-chave : Incapacidade funcional; Dor lombar; Adolescentes portugueses; Modified Hanover Functional Ability Questionnaire; Adaptação e validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )