SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Health profile of children monitored in primary care consultation in Viseu, PortugalSocioeconomic inequalities in smoking among adolescents aged from 15-17 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

ROBALO, Lina; CRUZ, Eduardo B.  and  NUNES, Carla. Validação para a população adolescente portuguesa com dor lombar: do Modified Hanover Functional Ability Questionnaire. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.61-68. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.09.001.

A dor lombar é uma condição de saúde comum em idades precoces, desconhecendo-se, no entanto, o seu impacto a nível funcional. Na ausência de instrumentos adaptados e validados para a população adolescente portuguesa, que permitam avaliar o impacto funcional da dor lombar, desenvolveu-se um estudo metodológico com o objetivo de realizar a tradução e adaptação da versão modificada do Hanover Functional Ability Questionnaire (MHFAQ) para a língua portuguesa (para uso em Portugal) e estudar as suas propriedades psicométricas. Após o processo de tradução e retroversão, a versão portuguesa foi testada numa amostra piloto de 40 adolescentes com dor lombar, com o objetivo de analisar a sua consistência interna e estabilidade temporal, através do coeficiente de Cronbach's alpha e do coeficiente de correlação intraclasse (ICC2,1). A análise da validade de construto foi baseada no coeficiente de correlação de Spearman entre MHFAQ-PT e a escala numérica da dor (END) para validade convergente e entre a MHFAQ-PT e a dimensão saúde mental do Medical Outcomes Study Short-Form Health Survey Instrument 12-Item (SF-12) para a discriminante, numa amostra de 127 adolescentes. As medidas de consistência interna obtidas, Cronbach's alpha = 0,699 e de estabilidade temporal CCI= 0,973 (IC: 95%: 0,948-0,986, p < 0,01), indicam que a versão portuguesa do MHFAQ possui bons níveis de fiabilidade. Relativamente à validade de construto, os resultados revelaram uma correlação positiva moderada entre a MHFAQ-PT e a END (rs = 0,591, p < 0,01) e uma correlação negativa estatisticamente significativa moderada entre a MHFAQ-PT e a dimensão saúde mental da SF-12 (rs = −0,426, p < 0,01). Concluiu-se, assim, através dos resultados obtidos, que a versão traduzida e adaptada para a população adolescente portuguesa com dor lombar encontra-se validada.

Keywords : Incapacidade funcional; Dor lombar; Adolescentes portugueses; Modified Hanover Functional Ability Questionnaire; Adaptação e validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )