SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue1Disease self monitoring and quality of life of diabetic patients: Observational study in community pharmaciesPediatric overweight and obesity: The Portuguese reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

MOITA, Bruno; ROBALO, José; DUARTE, António  and  SANTANA, Rui. A utilização de fontes administrativas de dados na estimação da adesão terapêutica aos antagonistas dos recetores da angiotensina. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.20-29. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.02.001.

A recente evolução do registo informático dos atos de prescrição e levantamento de medicação disponibiliza um conjunto de dados que possibilita a mensuração dos comportamentos de adesão terapêutica, por recurso a Fontes administrativas de dados. Pretendeu-se caracterizar o comportamento de adesão terapêutica, no subgrupo fármaco-terapêutico dos antagonistas dos recetores da angiotensina, dos doentes hipertensos residentes na região de saúde do Alentejo nos anos de 2010-2011. Constatou-se que a adesão terapêutica primária foi de 61,2% e que a adesão terapêutica total se situou entre 55,7-69,5%, com elevada variabilidade nos padrões comportamentais por idade, sexo e área geográfica.

Keywords : Adesão terapêutica; Fontes administrativas de dados; Hipertensão arterial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )