SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Fiabilidade e validade da versão em português europeu do índice de qualidade de vida EUROHIS-QOL-8 numa amostra de doentes infetados pelo VIHIndependência funcional de pessoas idosas com perturbações mentais: um estudo num serviço de psicogeriatria em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

DOMINIQUE-FERREIRA, Sérgio. Medição da satisfação dos profissionais de saúde: uma aplicação no Agrupamento de Centros de Saúde Feira‐Arouca. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.188-198. ISSN 0870-9025.

Objetivos: Medição da satisfação dos profissionais de saúde e identificação dos fatores ou indicadores que mais influenciam a satisfação global. Métodos: Recorreu‐se à administração de um questionário ad hoc aos sujeitos de todas as categorias profissionais que trabalham no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Feira‐Arouca. Primeiramente, levou‐se a cabo uma análise da consistência interna, seguido de uma análise fatorial (AF), de modo a conhecer os fatores ou dimensões que a escala utilizada mede e a adequação dos dados para a realização da AF. Seguidamente, executou‐se um modelo de regressão linear para identificar quais as variáveis que mais influenciam a satisfação dos profissionais e, complementarmente, uma análise aos coeficientes de correlação de Spearman. Resultados: Os resultados obtidos evidenciam a existência de uma escala com propriedades psicométricas aceitáveis, concretamente, com uma consistência interna elevada. Complementarmente, cabe destacar que a perceção de uma apropriada supervisão laboral, o orgulho relativo à imagem do ACES, a remuneração, a cooperação e colaboração entre profissionais bem como o trabalho multidisciplinar são os elementos que mais influenciam a satisfação global dos profissionais da saúde. Discussão: A satisfação global média dos profissionais inquiridos é positiva (média = 3,37, numa escala de Likert de 1‐5). Dado que é possível identificar elementos que contribuem significativamente para o conceito latente de satisfação, seria oportuno desenvolver e implementar estratégias holísticas que permitam, nomeadamente, supervisionar o trabalho dos profissionais e fomentar a cooperação e o trabalho multidisciplinar dos profissionais.

Palavras-chave : Agrupamento de Centros de Saúde Feira‐Arouca; Satisfação profissional; Marketing organizacional; Análise fatorial; Regressão linear.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )