SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Tradução e validação para português do WHODAS 2.0: 12 itens em pessoas com 55 ou mais anosMedição da satisfação dos profissionais de saúde: uma aplicação no Agrupamento de Centros de Saúde Feira‐Arouca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

PEREIRA, Marco  e  CANAVARRO, Maria Cristina. Fiabilidade e validade da versão em português europeu do índice de qualidade de vida EUROHIS-QOL-8 numa amostra de doentes infetados pelo VIH. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.183-187. ISSN 0870-9025.

O objetivo deste estudo foi avaliar a fiabilidade e validade do índice de qualidade de vida EUROHIS-QOL-8 numa amostra constituída por 1.197 doentes infetados pelo VIH, recrutados nos departamentos de doenças infeciosas de 10 hospitais portugueses. O índice EUROHIS-QOL-8 apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach = 0,85) e adequada validade de constructo, convergente e de grupos conhecidos. A análise fatorial confirmatória corroborou a estrutura unidimensional do índice. As propriedades psicométricas do índice EUROHIS-QOL 8 suportam o seu uso na população portuguesa infetada pelo VIH, particularmente em estudos de grande dimensão que requerem múltiplos indicadores de saúde e em estudos que necessitem de instrumentos de avaliação da qualidade de vida mais práticos, breves e fáceis de aplicar.

Palavras-chave : EUROHIS-QOL-8; VIH/SIDA; Qualidade de vida; Fiabilidade; Validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )