SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Construção de uma escala de capacidade para cuidar em paliativos: processo de validação de conteúdoFiabilidade e validade da versão em português europeu do índice de qualidade de vida EUROHIS-QOL-8 numa amostra de doentes infetados pelo VIH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

MOREIRA, Aurora et al. Tradução e validação para português do WHODAS 2.0: 12 itens em pessoas com 55 ou mais anos. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.179-182. ISSN 0870-9025.

Para avaliar a fiabilidade e validade, em pessoas com 55 ou mais anos, o WHODAS 2.0 de 12 itens foi traduzido e adaptado ao português e foi aplicado por 2 vezes, com um intervalo de 7 dias, em 144 participantes de serviços de apoio comunitário. Os resultados obtidos indicam boa consistência interna (α = 0,86) e excelente reprodutibilidade CCI = 0,77 (IC95% = 0,69‐0,83]. Os resultados desta versão do instrumento associam‐se com o Índice de Barthel, com a rede de suporte social e discriminam a funcionalidade dos participantes em função da existência duma condição clínica. Esta versão é equivalente à original, é fiável e válida.

Palavras-chave : Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Avaliação; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )