SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Cumprimento de capitações escolares no distrito de Viana do Castelo: avaliação 2009/2012Construção de uma escala de capacidade para cuidar em paliativos: processo de validação de conteúdo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

SANTANA, Paula et al. Avaliação das condições individuais e contextuais no peso dos recém‐nascidos (filhos de mães imigrantes e portuguesas) na área metropolitana de Lisboa. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.157-169. ISSN 0870-9025.

Objetivo: Avaliar a influência dos fatores biológicos, socioeconómicos e comportamentais no peso dos recém‐nascidos (RN), considerando RN de mães imigrantes (MI) e mães portuguesas (MP). Método: Wilcox e Russel e modelos de regressão linear múltipla. Resultados: Observaram‐se pesos mais baixos em RN do sexo feminino, idades gestacionais inferiores, mães adolescentes, não casadas ou em união de facto, escolaridade ≤ 12 anos, trabalhadoras manuais, residentes em «barracas», consumidoras de tabaco (MP), consumidoras de álcool (MI), paridade = 1, partos por cesariana (MI) ou eutócicos (MP) e não diabéticas. Conclusão: A distribuição residual de prematuridade revela maior vulnerabilidade nos RN de MI.

Palavras-chave : Baixo peso ao nascer; Prematuridade; Saúde materna; Imigrantes; Saúde infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )