SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Contributo da avaliação psicológica no exame clínico de condutores com doença neurológica e psiquiátrica: revisão teóricaContributo para a classificação da funcionalidade dos utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

FERREIRA, Pedro Gonçalo; FERREIRA, António Jorge  e  CRAVO-ROXO, Paulo. Constrangimentos ao controlo da tuberculose no sistema prisional. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.71-83. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.11.003.

A população nas prisões está a aumentar na maioria dos países do mundo e tem sido relacionada com algumas das taxas mais elevadas de tuberculose (TB) registradas em toda a população humana. Os surtos de tuberculose nas prisões são há muito, do conhecimento geral mas a aplicação de diretrizes específicas tem sido incompleta e heterogénea devido a diversos obstáculos específicos que têm sido levantados. O risco infeccioso dos presos, a falta de condições estruturais, o estilo de vida da prisão, o impacto da estratificação hierárquica não oficial dos presos, a descontinuação e disarticulação terapêutica entre as instituições de cuidados médicos foram alguns dos problemas encontrados. O controlo eficaz da TB em ambiente prisional exigirá uma atenção renovada e uma mais elevada consciencialização política conducente a reformas significativas ao nível do parque prisional.

Palavras-chave : Tuberculose; Prevenção e controlo; Doenças infecciosas; Prisões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )