SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Prevalência de excesso de peso nos imigrantes brasileiros e africanos residentes em PortugalComorbilidades e medicação em pessoas com demência em lares de idosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

SOUSA, Maria Rui; MCINTYRE, Teresa; MARTINS, Teresa  y  SILVA, Elsa. Questionário dos Conhecimentos da Diabetes (QCD): propriedades psicométricas. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.33-41. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.07.002.

Este artigo descreve as propriedades psicométricas do Questionário dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), desenvolvido por Sousa e McIntyre (2003) e que visa avaliar os conhecimentos que pessoas diagnosticadas com diabetes possuem sobre a sua doença e tratamento. O QCD tem como referencial teórico o modelo de autorregulação de Leventhal. O questionário foi aplicado a 249 indivíduos inscritos em centros de saúde do distrito do Porto, com diabetes mellitus tipo 2 diagnosticada há mais de 12 meses. Com a finalidade de determinar a fidelidade teste-reteste avaliou-se uma subamostra de 123 pessoas num segundo momento, com um intervalo de 30 dias. Os participantes possuíam uma idade ≥ 40 anos, eram maioritariamente do sexo feminino e encontravam-se não ativos profissionalmente. A versão final do QCD consiste em 20 questões agrupadas em 3 dimensões (Tratamento, controlo e complicações, Causas e Duração). Os resultados indicam que o QCD é fiável e válido para a população em estudo.

Palabras clave : Conhecimentos na diabetes; Diabetes mellitus; Questionário dos conhecimentos na diabetes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )