SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Qualidade de vida em pessoas idosas no momento de internamento hospitalarPrevalência de excesso de peso nos imigrantes brasileiros e africanos residentes em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

GOES, Ana Rita et al. «Papa Bem»: investir na literacia em saúde para a prevenção da obesidade infantil. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.12-23. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.01.002.

Introdução O projeto «Papa Bem» tem como finalidade promover a literacia em saúde, através da criação e disseminação de materiais escritos e audiovisuais acerca da obesidade infantil e formas de prevenção, desde a conceção até aos 5 anos de idade. Materiais e métodos A elaboração do plano editorial e a produção dos materiais tiveram por base um estudo exploratório, que contou com uma revisão da literatura e com um diagnóstico ecológico e educacional numa área-piloto. Ao longo de todo o processo de produção dos materiais foram consultados peritos nas diversas áreas temáticas. A legibilidade dos materiais produzidos foi testada. Resultados Através do estudo exploratório identificámos os fatores predisponentes, facilitadores e de reforço inerentes a comportamentos relacionados com a obesidade infantil, que nortearam a produção dos materiais. Os materiais produzidos, baseados na mais recente evidência científica, demonstraram ser acessíveis para pessoas com baixos níveis de escolaridade. Conclusão A metodologia participativa utilizada no projeto permitiu-nos compilar informação relevante quanto aos principais pontos críticos para a compreensão e prevenção da obesidade infantil. A elaboração das mensagens, com linguagem simples e organização lógica, adequadas à população, poderá ser facilitadora da mudança comportamental, particularmente se tiver o apoio de mediadores que as adaptem a cada contexto, reforçando a abordagem socioecológica na prevenção da obesidade infantil.

Palavras-chave : Obesidade infantil; Prevenção; Literacia em saúde; Estilo de vida; Parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )