SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Quality of life in older persons at the hospitalization admissionOverweight prevalence in Brazilian and African immigrants living in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

GOES, Ana Rita et al. «Papa Bem»: investir na literacia em saúde para a prevenção da obesidade infantil. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.12-23. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.01.002.

Introdução O projeto «Papa Bem» tem como finalidade promover a literacia em saúde, através da criação e disseminação de materiais escritos e audiovisuais acerca da obesidade infantil e formas de prevenção, desde a conceção até aos 5 anos de idade. Materiais e métodos A elaboração do plano editorial e a produção dos materiais tiveram por base um estudo exploratório, que contou com uma revisão da literatura e com um diagnóstico ecológico e educacional numa área-piloto. Ao longo de todo o processo de produção dos materiais foram consultados peritos nas diversas áreas temáticas. A legibilidade dos materiais produzidos foi testada. Resultados Através do estudo exploratório identificámos os fatores predisponentes, facilitadores e de reforço inerentes a comportamentos relacionados com a obesidade infantil, que nortearam a produção dos materiais. Os materiais produzidos, baseados na mais recente evidência científica, demonstraram ser acessíveis para pessoas com baixos níveis de escolaridade. Conclusão A metodologia participativa utilizada no projeto permitiu-nos compilar informação relevante quanto aos principais pontos críticos para a compreensão e prevenção da obesidade infantil. A elaboração das mensagens, com linguagem simples e organização lógica, adequadas à população, poderá ser facilitadora da mudança comportamental, particularmente se tiver o apoio de mediadores que as adaptem a cada contexto, reforçando a abordagem socioecológica na prevenção da obesidade infantil.

Keywords : Obesidade infantil; Prevenção; Literacia em saúde; Estilo de vida; Parentalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )