SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Personalized medicine or public health? Bioethics, human rights, and choiceAdherence of users to generic drugs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

CORDEIRO, João V.. Desafios éticos e legais da medicina personalizada: exemplos paradigmáticos de investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.164-180. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.10.002.

Este artigo sumariza alguns dos desafios ético-legais mais importantes das diferentes etapas da medicina personalizada, partindo da investigação, passando pela prevenção e pelo diagnóstico, e terminando no tratamento. Esta análise é realizada através da discussão de exemplos paradigmáticos de cada etapa, como os biobancos, os testes genéticos e a terapia génica. O progresso científico na área da genómica, a finalização do Projeto do Genoma Humano e a capacidade de sequenciar genomas inteiros a preços cada vez mais competitivos originaram a promessa de revolucionar a área da saúde e colocaram desafios importantes a alguns conceitos tradicionais nas áreas da ética e do direito biomédico. Consequentemente, temas como o consentimento informado, a privacidade e a confidencialidade e a discriminação exigem uma análise atenta e particular neste contexto. Nos últimos anos, o conceito de medicina personalizada tem sido, simultaneamente, uma fonte de expetativas exageradas e de grande esperança. O direito e a ética devem ser aliados fundamentais para limitar as primeiras e potenciar a última.

Keywords : Medicina personalizada; Biobancos; Genética; Genómica; Testes genéticos; Terapia génica; Direito e ética em saúde pública.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )