SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Recognizing the public right to healthcare: The approach of Brazilian courtsHealth care rights and NHS rationing: Turning theory into practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

MARINER, Wendy K.. A distribuição da responsabilidade por decisões em saúde ao abrigo do Affordable Care Act americano. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.144-150. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.09.001.

Este artigo resume os elementos principais das reformas no sistema de seguros de saúde introduzidas pelo Affordable Care Act (ACA) nos EUA e discute como estas afetam a distribuição de responsabilidade pelas decisões ao nível da prestação de cuidados de saúde. Em particular, o esforço de definição de um pacote de benefícios mínimos nos planos de seguros de saúde, denominado Essential Health Benefits, constitui um exemplo fundamental da dificuldade de atribuição e delimitação de responsabilidade pela tomada de decisão a este nível. Desta forma, enquanto o ACA procura atingir o seu objectivo de proporcionar um acesso o mais universal possível aos cuidados de saúde por parte da população americana, deixa no terreno uma multiplicidade de processos e decisores para a determinação de cada tratamento individual. Em consequência, as decisões acerca dos cuidados de saúde prestados em cada situação permanecerão, provavelmente, a ser divididas pelas entidades que já hoje as tomam na prática - agências governamentais, seguradoras privadas, empregadores privados e tribunais.

Keywords : Seguro de saúde; Reforma da saúde; Estados Unidos da América; Obamacare; Affordable Care Act.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )