SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Suicídio de um paciente: a experiência de médicos e psicólogos portuguesesQuem deveria participar na definição das prioridades em saúde e como deveriam essas prioridades ser estabelecidas?: Resultados de um inquérito em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

GUERREIRO, Diogo Frasquilho  e  SAMPAIO, Daniel. Comportamentos autolesivos em adolescentes: uma revisão da literatura com foco na investigação em língua portuguesa. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2013, vol.31, n.2, pp.204-213. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2013.05.001.

Os comportamentos autolesivos em adolescentes são de grande relevância, estando associados a doença psiquiátrica e à maior probabilidade de suicídio futuro. O nosso objetivo é rever os conceitos atuais, epidemiologia e clínica destes comportamentos, assim como sistematizar que investigação e qual a conceptualização do tema na comunidade científica de língua portuguesa. Os principais resultados apontam para um claro problema de saúde pública, sendo que os estudos encontrados revelam elevadas prevalências em amostras comunitárias e clínicas. A investigação em língua portuguesa tem dado um contributo ainda modesto para a clarificação deste problema, verificando-se pouco consenso na nomenclatura e definição do problema.

Palavras-chave : Comportamentos autolesivos; Suicídio; Adolescência; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )