SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Patient suicide: The experience of Portuguese doctors and psychologistsWho should participate in health care priority setting and how should priorities be set?: Evidence from a Portuguese survey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

GUERREIRO, Diogo Frasquilho  and  SAMPAIO, Daniel. Comportamentos autolesivos em adolescentes: uma revisão da literatura com foco na investigação em língua portuguesa. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2013, vol.31, n.2, pp.204-213. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2013.05.001.

Os comportamentos autolesivos em adolescentes são de grande relevância, estando associados a doença psiquiátrica e à maior probabilidade de suicídio futuro. O nosso objetivo é rever os conceitos atuais, epidemiologia e clínica destes comportamentos, assim como sistematizar que investigação e qual a conceptualização do tema na comunidade científica de língua portuguesa. Os principais resultados apontam para um claro problema de saúde pública, sendo que os estudos encontrados revelam elevadas prevalências em amostras comunitárias e clínicas. A investigação em língua portuguesa tem dado um contributo ainda modesto para a clarificação deste problema, verificando-se pouco consenso na nomenclatura e definição do problema.

Keywords : Comportamentos autolesivos; Suicídio; Adolescência; Saúde pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )