SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Práticas de marketing interno nas organizações de saúde e a sua influência na motivação dos colaboradoresComportamentos autolesivos em adolescentes: uma revisão da literatura com foco na investigação em língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

ROTHES, Inês Areal; HENRIQUES, Margarida Rangel  e  CORREIA, Renata Santos. Suicídio de um paciente: a experiência de médicos e psicólogos portugueses. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2013, vol.31, n.2, pp.193-203. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2013.05.002.

Objetivo Descrever o impacto do suicídio de um paciente em profissionais de saúde portugueses (psicólogos, psiquiatras e médicos de medicina geral). Método Foi usado um questionário de autorresposta sobre características, experiência e impacto do suicídio de um paciente. Resultados Duzentos e quarenta e dois profissionais responderam ao questionário e 64 tiveram, pelo menos, um paciente que se suicidou. Sofrimento emocional (47%), preocupações, dúvidas e medo (35%), frustração (28%), choque e surpresa (23%) foram os sentimentos mais relatados. Maior atenção, vigilância e rigor na avaliação e intervenção foram as reações mais frequentes após o suicídio do paciente (80%). Aumento da insegurança e ansiedade foram também relatados (28%). Colegas, contacto com a família do paciente e a revisão do caso foram os recursos de ajuda mais usados. Supervisor, revisão de caso e colegas foram avaliados como os mais úteis. Não foram encontradas diferenças de acordo com o género, idade ou grupo profissional na vivência deste acontecimento. Conclusão Os resultados mostram que o suicídio de um paciente tem um impacto profissional e emocional considerável. Porém, este acontecimento difícil também pode ser uma oportunidade de aprendizagem e crescimento profissional, levando a mudanças positivas e adequadas na prática clínica, relativamente à gestão do risco de suicídio e suas consequências.

Palavras-chave : Suicídio de paciente; Profissionais de saúde; Impacto emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )