SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Uso de cenários estratégicos para planeamento de recursos humanos em saúde: o caso dos farmacêuticos comunitários em Portugal 2010-2020Perspetivas atuais sobre a proteção jurídica da pessoa idosa vítima de violência familiar: contributo para uma investigação em saúde pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

VERISSIMO, Liliana  y  POEIRA, Ana. Tipologia de perfis socioprofissionais e a identificação profissional numa organização de saúde. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2012, vol.30, n.2, pp.143-148. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2012.07.001.

As organizações e profissões de saúde têm vindo a sofrer um conjunto de alterações estruturais, processuais e políticas. Estas alterações poderão contribuir para uma alteração na identificação profissional e, consequentemente, causar impactos nos grupos de trabalho e na organização. O estudo pretende identificar perfis socioprofissionais e a sua relação com a identificação profissional. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 190 profissionais de saúde a desempenhar funções em clínicas privadas de hemodiálise da região de Lisboa e Vale do Tejo. Para a definição dos perfis socioprofissionais foi usada a análise de correspondências múltiplas, com projeção suplementar da variável identificação profissional. Os resultados evidenciam 3 perfis socioprofissionais distintos, 2 deles diferenciados pelas habilitações literárias e pela vinculação contratual à organização de saúde, e um terceiro grupo diferenciado pela idade e antiguidade de serviço. Contudo, não se verifica uma relação entre estes e a identificação profissional.

Palabras clave : Organização e administração; Recursos humanos em saúde; Perfil socioprofissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )