SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Prevalência de excesso de peso e obesidade em estudantes adolescentes do distrito de Castelo Branco: um estudo centrado no índice de massa corporal, perímetro da cintura e percentagem de massa gordaCuidados de fim de vida: Portugal no projeto europeu PRISMA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

SOUZA, Thais Teles de et al. Estudo de utilização de medicamentos em um serviço de saúde mental primário no Nordeste do Brasil. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp.55-61. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2012.03.001.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde mental de base comunitária no Brasil, que visa promover a reabilitação psicossocial dos pacientes. O presente estudo descreve a avaliação do uso de medicamentos em um service de saúde mental primário no Nordeste do Brasil. Ambiente: CAPS «Valter Correia», São Cristovão, Sergipe, Brasil. Métodos: Estudo transversal foi realizado entre agosto de 2009 e maio de 2010. Inicialmente, os registros médicos foram revisados e avaliados. Em seguida, foram realizadas entrevistas com os pacientes (e/ou seus cuidadores) atendidos no CAPS. Informações foram obtidas sobre as características demográficas e clínicas, diagnósticos e medicamentos prescritos. Todos os pacientes cadastrados no CAPS foram incluídos no estudo. Os resultados foram analisados estatisticamente utilizando o programa EpiInfo e foram comparados com os resultados da literatura. Resultados: O CAPS "Valter Correia" é composto por 101 pacientes cadastrados, a maioria do sexo masculino (58,4%), analfabetos (51,5%), sem renda mensal (49,5%) e a média de idade deles era de 42,2 anos (DP = 12,0). A esquizofrenia foi o transtorno mental mais freqüente (31,5%). O número médio de medicamentos por pacientes foi de 3,11 (DP = 1,41), e o grupo de pacientes mais velhos (75-80 anos) apresentou o maior consumo de medicamentos (5,50 medicamentos/paciente). A classe de medicamentos psiquiátricos mais prescrita foi a dos antipsicóticos (44,8%). A classe dos inibidores da enzima conversora da angiotensina foi a mais prevalente classe não-psiquiátrica (15,8%). Foram detectadas 133 interações medicamentosas fármaco-fármaco (3,0% de severidade leve, 54,1% moderada, 29,3% grave e 13,5% contra-indicada). Conclusão: Os resultados demonstram a necessidade de acompanhamento da farmacoterapia de pacientes com transtornos mentais para incentivar o uso racional de medicamentos.

Palavras-chave : Centro de Atenção Psicossocial; Estudo de Utilização de medicamentos; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )