SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Impact of bone and soft tissue cancer on emotional adjustment and quality of lifeContribution to the classification of functioning in the population over 65 years, according to the International Classification of Functioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

ALMEIDA, Assunção das Dores Laranjeira de. A eficácia do proFamílias em doentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e cancro e seus familiares. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2011, vol.29, n.1, pp.47-52. ISSN 0870-9025.

Introdução: O programa de intervenção psico-educativa - proFamílias - foi desenvolvido para ajudar famílias com doentes crónicos (AVC e Cancro) e utiliza o formato de grupo de discussão multi-famílias. Objectivo: Este estudo pretende conhecer a eficácia do programa proFamílias em doentes crónicos nos casos do AVC e Cancro e suas famílias. Material e métodos: A amostra é constituída por 16 doentes (8 doentes de cancro e 8 doentes de AVC) e familiares num total de 37 elementos que participaram no programa de intervenção psico-educativa. O questionário utilizado foi construído com o propósito de avaliar a eficácia do programa tanto para o doente como para os familiares. Resultados: Os principais resultados indicam que: (i) a participação no programa foi muito útil para todos; (ii) os principais ganhos, são a aquisição de informação e maior compreensão sobre a doença; (iii) quanto às sugestões mais frequentes são manter sessões semanais. Conclusão: A intervenção psicoeducativa pretende aumentar o sentido de eficácia do paciente e família para saberem lidar com a doença. O estudo e a avaliação da eficácia dos programas de intervenção psicoeducativa são essenciais, pois algumas pesquisas sugerem que se associam com a melhoria do bem-estar dos doentes e famílias e funcionam como importantes mecanismos de coping.

Keywords : Doença crónica; Acidente Vascular Cerebral; Cancro; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )