SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Indoor air quality in hospitality venues after the implementation of the Portuguese tobacco control lawImpact of bone and soft tissue cancer on emotional adjustment and quality of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

ALVES, Maria José; OLIVEIRA, Rita; BALTEIRO, Jorge  and  CRUZ, Agostinho. Epidemiologia de Trichomonas vaginalis em mulheres. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2011, vol.29, n.1, pp.27-34. ISSN 0870-9025.

Introdução: A tricomoniose é uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) não viral mais comum em todo mundo, com uma incidência anual superior a 180 milhões de casos. A Organização Mundial de Saúde estimou que esta infecção explica quase 50 % de todas as DSTs com cura em todo o mundo. Em Portugal poucos têm sido os trabalhos de carácter epidemiológico realizados sobre parasitose. Assim, o objectivo deste estudo consistiu em determinar a prevalência da T. vaginalis em mulheres que frequentam a consulta de planeamento familiar nos CSN.º1 CSN.º2 e Hospital em Chaves, e estabelecer uma possível associação desta parasitose com as características sociodemográficas, a sintomatologia, o comportamento sexual e o tratamento anterior deste tipo de parasitoses, através da resposta a um inquérito. Material e métodos: Foi recolhida uma amostra de exsudado vaginal em 288 mulheres sintomáticas / assintomáticas para pesquisa de T. vaginalis recorrendo ao exame directo e cultural. Resultados: Das 288 mulheres que aderiram ao estudo 11 (3,8 %) encontravam-se com tricomoniose. Variáveis como a idade, estado civil, grau de escolaridade, uso de contracepção, não apresentaram resultados estatisticamente significativos relativamente ao número de casos positivos. De entre os casos positivos apenas 54, 5 % das mulheres eram sintomáticas sendo as restantes 45,5 % assintomáticas. Uma associação estatisticamente significativa foi encontrada entre tricomoniose e múltiplos parceiros sexuais. Conclusão: Em suma, há necessidade de se seguirem outros estudos com o intuito de reavaliar o quadro actual desta parasitose em Portugal. Finalmente parece fundamental informar a população acerca dos elevados casos assintomáticos desta parasitose, bem com das consequências que desta podem advir.

Keywords : Tricomonas vaginalis; Epidemiologia; Prevalência; Parasitose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )