SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Qual a importância da violência contra mulheres na Revista Portuguesa de Saúde Pública?Os serviços de saúde pública e o sistema de saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

GASPAR, Dina; JESUS, Saul Neves de  e  CRUZ, José Pestana. Motivação profissional de médicos internos de Medicina Geral e Familiar, em Portugal: estudo de adaptação de um instrumento de avaliação. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2010, vol.28, n.1, pp.67-78. ISSN 0870-9025.

Este trabalho descreve o processo de adaptação de um instrumento de medida, utilizado no estudo da motivação profissional, numa população de médicos portugueses. A versão adaptada da escala consiste num instrumento de auto-preenchimento com 57 itens, de resposta tipo Likert, agrupados em oito sub-escalas ou dimensões, que representam vários construtos implicados no processo motivacional, em contexto profissional. Os resultados do estudo de adaptação, realizado numa população de 109 médicos em fase de formação pós graduada, no Internato Médico da especialidade de Medicina Geral e Familiar, sugerem que a metodologia utilizada foi adequada, e que a versão adaptada da referida escala pode ser usada como uma medida fidedigna da motivação profissional neste grupo profissional, essencial a um sistema de saúde baseado nos Cuidados de Saúde Primários.

Palavras-chave : motivação profissional; Medicina Geral e Familiar; formação profissional pós graduada; instrumentos de avaliação; validação psicométrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )