SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A influência de factores pessoais, sociais e ambientais na prática de actividade física dos adultosMedição da qualidade de vida de insuficientes renais crónicos: criação da versão portuguesa do KDQOL-SF índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

PINA, Elaine; SILVA, Maria Goreti; SILVA, Eduardo Gomes da  e  UVA, António de Sousa. Infecção relacionada com a prestação de cuidados de saúde: infecções da corrente sanguínea (septicemia). Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2010, vol.28, n.1, pp.19-30. ISSN 0870-9025.

As infecções associadas aos cuidados de saúde constituem um importante problema de saúde pública ainda que, no nosso país, a prioridade que se lhes atribui não se pode considerar muito elevada. O presente estudo pretende descrever e quantificar a infecção hospitalar e mais especificamente as infecções nosocomiais da corrente sanguínea (septicémia) e a correspondente morbi-mortalidade através da informação obtida em estudos de prevalência e incidência promovidas pelo Projecto Controlo de Infecção/Programa Nacional de Controlo de Infecção. Da análise da informação obtida observa-se um aumento das taxas de infecção da corrente sanguínea associadas a um aumento no uso de dispositivos invasivos. O desenho dos estudos analisados não permite uma identificação dos factores de risco específicos nem a análise das estruturas e práticas utilizadas na prevenção da infecção. Embora a comparação dos dados nacionais com os outros países europeus não apresente diferenças significativas, estudos recentes indicam a possibilidade de se obter taxas de 0% nas infecções da corrente sanguínea associadas a cateter. Daí justificar-se estudos de investigação que abordem o problema com maior profundidade a fim de se dar passos seguros para intervenções fundamentadas que objectivem essas taxas de 0% descritas nalgumas unidades de saúde.

Palavras-chave : infecções associadas a cuidados de saúde; infecções da corrente sanguínea; incidência e prevalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )