SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3-4Comportamento à fadiga de painéis aeronáuticos fabricados por processos emergentesAvaliação em relação à corrosão-fadiga de juntas soldadas da liga Inconel 625 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

BRITO, A. Sousa e; MORGADO, T. L. M.  e  BRANCO, C. M.. Caso de Estudo: Análise mecânica e fractográfica de um cabo de aço pré-esforçado. C.Tecn. Mat. [online]. 2010, vol.22, n.3-4, pp.58-64. ISSN 0870-8312.

Neste artigo apresenta-se o resultado do estudo das causas de dano ocorrido num dos cabos pré-esforçados de aço de uma ponte suspensa. O estudo iniciou-se com a caracterização química, mecânica e microestrutural do material. O comportamento à fadiga foi estudado através de ensaios de fadiga realizados em condições o mais similar às condições ambientais a que os cabos estavam sujeitos (com e sem contacto com água). Complementou-se este estudo com análise fractográfica por microscopia electrónica de varrimento (MEV), de provetes ensaiados e de amostras obtidas directamente dos cabos danificados. Verificou-se que as superfícies de fractura dos varões constituintes dos cabos apresentavam dois modos de falha: fractura frágil em mais de 50% dos varões e fractura dúctil “taça e cone” nos restantes. Devido às características ambientais em serviço, também foi observado corrosão sob tensão.

Palavras-chave : cabo pré-esforçado; aço de alto teor de carbono; ensaios de fadiga; análise fractográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )