SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3-4Utilization of Durability Criterion to Develop Automotive ComponentsCaso de Estudo: Análise mecânica e fractográfica de um cabo de aço pré-esforçado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

MOREIRA, P M G P; RICHTER-TRUMMER, V; FIGUEIREDO, M A V de  e  CASTRO, P M S T de. Comportamento à fadiga de painéis aeronáuticos fabricados por processos emergentes. C.Tecn. Mat. [online]. 2010, vol.22, n.3-4, pp.53-57. ISSN 0870-8312.

A procura de redução de custos e o aparecimento de novas tecnologias de soldadura suscitou o interesse no desenvolvimento de estruturas aeronáuticas metálicas integrais. Numa estrutura integral quando uma fenda cresce até à zona do ‘stiffener’, esta vai continuar a propagar simultaneamente no ‘stiffener’ e no painel da estrutura até que o ‘stiffener’ seja fracturado. O uso de tecnologias de fabrico, como a maquinagem de alta velocidade (HSM), soldadura laser (LBW) ou a soldadura ‘friction stir welding’ (FSW), requerem o desenvolvimento de mais estudos experimentais e numéricos para determinação do comportamento destas novas estruturas. Este artigo descreve um programa de ensaios de análise da velocidade de propagação de fendas em painéis aeronáuticos fabricados usando os processos HSM, LBW e FSW. Os resultados obtidos para ensaios realizados com R (força max / força min) de 0.1 e 0.5 são apresentados, e a performance da cada tipo de painel é discutida e comparada. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projecto europeu DATON.

Palavras-chave : propagação de fendas de fadiga; lei de Forman; tensões residuais; painéis reforçados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )