SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3-4Strength of aluminium resistance spot welded and weldbonded jointsComportamiento mecánico de materiales masivos superconductores de segunda generación en función de la temperatura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Tecnologia dos Materiais

Print version ISSN 0870-8312

Abstract

IRASTORZA, A. et al. On the effect of intergranular nanocracks on the shear-coupled migration of tilt boundaries. C.Tecn. Mat. [online]. 2010, vol.22, n.3-4, pp.32-39. ISSN 0870-8312.

Neste trabalho, apresentamos simulações de dinâmica molecular do comportamento de migração duma fronteira de grão acoplada à aplicação duma tensão de cisalhamento no caso duma fronteira simétrica de flexão Σ17(530)/[001] perturbada pela presença de nanofendas na própia fronteira de grão. As simulações foram realizadas para bicristais de cobre a 300 K. O interesse do estudo é o efeito do tamanho da fenda. As simulações foram realizadas utilizando o embeddedatommethod com controlo de temperatura. Sistemas de largura constante, X, e tamanhos de fendas diferentes, 2a, foram gerados a 0 K. A razão 2a/X caracteriza o sistema. Condições de fronteira periódicas foram estabelecidas ao longo da direção de aplicação da carga e do eixo da fronteira simétrica de flexão. Após o relaxamento, o cisalhamento virtual dos bicristais foi realizado a uma taxa constante de 108 s-1. A resposta das amostras fissuradas pode ser dividida em: (i) ao cisalhamento acoplado a migração do limite de grão com o aumento da tensão de cisalhamento aplicada, (ii) propagação intergranular da fenda e (iii) emissão de deslocações e formação de deslocações em anel.

Keywords : Cobre; dinâmica molecular; migração acoplada ao cisalhamento; nanofendas; fratura modo II.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )