SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3-4Microestructura y respuesta mecánica a altas temperaturas de uniones soldadas de Haynes 230®On the effect of intergranular nanocracks on the shear-coupled migration of tilt boundaries índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

PEREIRA, A.M.; FERREIRA, J.A.M.; ANTUNES, F.V.  e  BARTOLO, P.J.. Strength of aluminium resistance spot welded and weldbonded joints. C.Tecn. Mat. [online]. 2010, vol.22, n.3-4, pp.25-31. ISSN 0870-8312.

As crescentes restrições em termos de segurança e consumo de energia impostas na construção de veículos de transporte promove o uso de novos materiais e processos procurando reduzir o peso. Materiais mais leves e melhores processos de ligação, como as ligações adesivas, podem contribuir para obter algum ganho no peso. O presente trabalho estuda a resistência ao corte em juntas soldo-coladas e compara com a tradicional soldadura de resistência por pontos. As juntas de sobreposição simples foram obtidas com placas finas de liga 6082-T6 e um adesivo epóxido de alta resistência de dois componentes (Araldite 420 A/B). A resistência das juntas soldo-coladas é significativamente mais elevada do que das juntas soldadas por resistência por pontos. Foram desenvolvidos modelos numéricos para reproduzir o trabalho experimental. Verificou-se que o diâmetro do ponto de soldadura tem uma grande influência na rigidez e resistência, enquanto que a indentação do eléctrodo tem uma influência muito menor. O adesivo reduziu significativamente o nível de tensão na raiz do ponto de soldadura.

Palavras-chave : Soldadura de resistência por ponto; Soldo-colagem; propriedades mecânicas; análise por elementos finitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )