SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3-4Leyes cohesivas en uniones adhesivas: ensayo de desgarro/pelado para la caracterización de películas adhesivas delgadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

VAN, K. Dang. On a unified fatigue modelling for structural analysis based on the shakedown concept. C.Tecn. Mat. [online]. 2010, vol.22, n.3-4, pp.02-11. ISSN 0870-8312.

A análise à fadiga de estruturas exige actualmente ferramentas numéricas específicas, capazes de tomar em consideração os carregamentos multiaxiais complexos gerados pelo uso de cálculos estruturais baseados no método dos elementos finitos. Tradicionalmente, a fadiga é estudada de diversas formas dependendo do regime de fadiga e do campo de interesse: análises baseadas no limite de fadiga, previsão de vida em fadiga a alto ou baixo número de ciclos, fadiga térmica … . A aplicação da teoria do shakedownà análise de problemas de fadiga permite apresentar um contexto teórico unificado para fadiga a alto e baixo números de ciclos. Este ponto de vista permite interpretar, de uma maneira eficiente, todos os tipos de problemas industriais envolvendo fadiga. A descrição do estado mecânico estabilizado depois de shakedwonàs escalas macroscópicas e mesoscópicas dá acesso a dados de engenharia que condicionam a danificação por fadiga da estrutura. As formulações são intrínsecas e não sofrem de ambiguidades, Alguns exemplos de análise à fadiga para diversas áreas industriais são apresentados.

Palavras-chave : fadiga; shakedown.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )