SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1-2Envelhecimento térmico do papel isolante de transformadores. Investigação experimental. Modelos de degradação.Notice on a prototype of a new test chamber for rubber infill evaluation índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

SANTOS, R. M.; BOTELHO, G.  e  MACHADO, A. V.. Avaliação da fotodegradação de ABS exposto a condições naturais. C.Tecn. Mat. [online]. 2010, vol.22, n.1-2, pp.87-90. ISSN 0870-8312.

Amostras de acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) foram submetidas a envelhecimento sob condições naturais, durante 4 meses em Lisboa, para avaliar a sua estabilidade à radiação ultravioleta (UV). A degradação que ocorre à superfície das amostras foi analisada por Espectroscopia de Infravermelhos com um Acessório de Reflexão Total Atenuada (FTIR-ATR) e determinou-se o decréscimo do componente butadiénico como indicador do grau de degradação. Correlacionaram-se as alterações químicas na superfície com a perda de propriedades mecânicas. A degradação ao longo da espessura foi estudada por espectroscopia de IR acoplada com microscópio. Verificou-se que para o tempo de exposição em causa, o decréscimo acentuado do butadieno ocorreu apenas à superfície, indicando que o decréscimo da capacidade de alongamento do ABS durante o processo de degradação é também devido à formação e propagação de fissuras para o interior das amostras.

Palavras-chave : Acrilonitrilo-butadieno-estireno; Degradação foto-oxidativa; Modificações químicas; Propriedades Mecânicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )