SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1-2Filmes Finos & Revelação de Impressões Digitais LatentesProdução de fibras de hidroxiapatite por electrofiação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

BARBOSA, M.; CINCA, N.; DOSTA, S.  e  GUILLEMANY, J. M.. Cold Spray Deposition of Titanium onto Aluminium Alloys. C.Tecn. Mat. [online]. 2010, vol.22, n.1-2, pp.48-56. ISSN 0870-8312.

A liga de alumínio 7075-T6 é amplamente utilizada na aeronáutica devido à sua elevada relação resistência mecânica/peso. Porém está sujeita a diversas formas de corrosão resultantes dos diferentes ambientes em que se encontra inserida. Uma possível solução para melhorar o comportamento desta liga em situações de corrosão é o seu revestimento com uma camada de titânio puro. Porém, uma vez que o titânio é um metal extremamente sensível à oxidação, a sua deposição no estado puro encontra-se limitada a processos como a Electrodeposição, Chemical Vapour Deposition ou Vacuum Plasma Spray, que são técnicas lentas e dispendiosas. Este trabalho propõe a deposição deste metal num substrato de alumínio 7075 através de uma tecnologia inovadora de deposição a frio conhecida como Cold Spray. A influência de diferentes parâmetros de deposição é estudada (temperatura e pressão do gás de processo, velocidade de alimentação do pó) e foi possível obter um revestimento de titânio puro superior a 300µm, de forma rápida e fácil, sem quaisquer alterações microestruturais. Após optimização dos parâmetros de deposição, o processo de Cold Spray, quando comparado às técnicas de projecção térmica convencional, permite obter revestimentos com boas propriedades mecânicas de forma rápida e económica, tornando-o ideal para aplicações industriais.

Palavras-chave : Alumínio; Titânio; Cold Spray; Análise Factorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )