SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1-2Células solares de silício micro/nanocristalinoEmpenos em substratos durante o processo de encapsulamento de memórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

SILVA, E. et al. Revestimentos autolubrificantes de ZrCN para ferramentas de corte. C.Tecn. Mat. [online]. 2009, vol.21, n.1-2, pp.34-44. ISSN 0870-8312.

A tecnologia de revestimentos é cada vez mais utilizada em engenharia de superfícies. O alcance de excelentes resultados em diversos campos de aplicação têm vindo a despertar cada vez mais o interesse em revestimentos de materiais com estruturas mais complexas, nomeadamente materiais micro e nanoestruturados. Em resposta a este crescente desafio foram depositados pela técnica de pulverização catódica reactiva em magnetrão, revestimentos de ZrCN. Após investigação química os revestimentos foram analisados de forma a obter informação quanto às fases cristalinas formadas, morfologia, propriedades mecânicas e propriedades tribológicas. Testes de torneamento com as seguintes condições nominais de corte fora ainda executados: Vc= 200m/min; a=0,1mm/rot; f=1mm; num aço EN 30 CrNiMo 8. Com a variação dos parâmetros de deposição foram obtidas composições elementares que permitem subdividir os revestimentos em revestimentos de alto (>60%) Zona I, médio (45>CZr>60%) Zona II, baixo (<45%) Zona III teor em Zr, onde se verificaram também diferenças muito significativas nas propriedades obtidas. A análise de raios-X sugere a formação de fases cristalinas de ZrN com tendência para a amorfização com a diminuição do teor de Zr devido à formação preferencial da uma solução sólida endurecedora de ZrCN. As propriedades mecânicas são superiores para os revestimentos em que se verifica a formação desta fase. Em termos tribológicos os melhores desempenhos verificam-se nos revestimentos com baixo teor de Zr.

Palavras-chave : ZrCN; PVD; Revestimentos duros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )