SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3-4Falhas catastróficas em transformadores provocadas pelo sulfureto de cobre. Causas e SoluçõesBattery storage índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

MARTINS, M. Augusta G.. Será o óleo vegetal um possível substituto do óleo mineral para transformadores?. C.Tecn. Mat. [online]. 2008, vol.20, n.3-4, pp.15-20. ISSN 0870-8312.

Tendo em conta que a vida útil dum transformador é dada pela vida útil do seu isolamento sólido, é importante adquirir informação sobre o envelhecimento do papel isolante, imerso em óleo vegetal. É aqui relatada uma experiência para caracterização da degradação do papel isolante mergulhado em óleo vegetal, efectuada numa gama de temperaturas de 70ºC a 190 ºC, em condições laboratoriais, Os resultados obtidos foram comparados com os produzidos na experiência levada a cabo em simultâneo, em condições experimentais idênticas, mas com um óleo mineral. O papel isolante utilizado foi papel Kraft, enquanto o óleo vegetal usado foi o Biotemp, desenvolvido pela ABB T&D, para uso em transformadores. Para caracterização do processo de degradação do papel e também dos óleos, foram efectuadas várias análises designadamente: O teor de humidade e de gases dissolvidos no óleo, o grau de polimerização viscosimétrico médio do papel e a concentração de produtos furânicos dissolvidos no óleo e absorvidos no papel. Dos resultados obtidos, concluiu-se que, a velocidade de degradação do papel, em óleo vegetal, embora seja um pouco superior, até 130ºC, à que ocorre em óleo mineral, nas mesmas condições experimentais, é até um pouco inferior a esta (para temperaturas superiores a 130ºC). Finalmente, com base nos resultados desta experiência foram estabelecidas equações matemáticas, que relacionam o valor do grau de polimerização do papel, com a concentração de 2FAL no óleo onde este se encontra imerso, para ambos os óleos (vegetal e mineral).

Palavras-chave : Óleo isolante vegetal; Óleo Biotemp; Degradação térmica; Transformador; Papel Kraft; Grau de polimerização; DPv; Compostos furânicos; Furfuraldeído; 2FAL.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )