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Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

WINSTONE, M. R  e  BROOKS, J. W.. Advanced high temperature materials: Aeroengine fatigue. C.Tecn. Mat. [online]. 2008, vol.20, n.1-2, pp.15-24. ISSN 0870-8312.

A indústria de turbinas de aviões é altamente competitiva e nela o sucesso depende de melhorias contínuas naeficiência dos motores, na redução dos impactos ambientais e no abaixamento dos custos operacionais. A inovação através demateriais avançados é um poderoso instrumento na procura de cota de mercado. Este artigo discute os avanços recentes emtecnologias de materiais para componentes de turbinas de avião, com particular referência à melhoria da vida à fadiga dediscos de turbinas e seus componentes. A modelação computacional do processamento dos materiais contribui fortementepara a melhoria do projecto de microestrutura e para se conseguirem melhores propriedades de fadiga a alta temperatura. Astendências futuras apontam para novas abordagens de fabrico nas quais a microestrutura e composição são variadas nocomponente em resposta à temperatura de serviço e distribuição de tensões. Microestruturas duais e conceitos dual alloy são discutidos. A implementação destas abordagens requer conhecimento detalhado das relações microestrutura/propriedades emodelações do processo para simular a estrutura obtida durante processos termomecânicos complexos.

Palavras-chave : ligas de níquel; fadiga; crescimento de fissura; processamento termomecânico.

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