SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3-4Valorização das escórias da celulose do caima por técnicas de vitrificaçãoLead-free soldering processes in the electronic industry: industrial implementation at SMES índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versão impressa ISSN 0870-8312

Resumo

TEIXEIRA, Ana C.; PINTO, Diogo; SILVA, Vasco  e  COLACO, Rogério. Análise do desempenho de pilhas de combustível do tipo pemfc com cátodo aberto ao ar. C.Tecn. Mat. [online]. 2007, vol.19, n.3-4, pp.08-14. ISSN 0870-8312.

As pilhas de combustível a hidrogénio do tipo membrana de permuta protónica (Proton Exchange Membrane Fuel Cell - PEMFC), produzidas pela empresa SRE - Soluções Racionais de Energia, SA caracterizam-se pela inserção do hidrogénio no ânodo ser efectuada através de um sistema de canais fechados e pelo facto do cátodo ser aberto ao ar. O presente trabalho teve como objectivo efectuar uma análise do desempenho e dos efeitos do envelhecimento das pilhas modelo SRE 10SR4-A, que são constituídas por 8 células, com potência nominal de 10 W. Para tal, diferentes pilhas foram ensaiadas em situações de funcionamento real sob corrente constante, por diferentes períodos de tempo (808h, 1503h e 2126h) em condições de pressão e temperatura ambiente. O desempenho das pilhas foi estudado examinando as curvas de polarização. Após o período de testes, as MEA (Membrane Electrode Assembly) que apresentaram melhor e pior tensão individual foram retiradas de cada uma das pilhas para caracterização por Microscopia Electrónica de Varrimento (SEM).

Palavras-chave : Pilhas de Combustível; PEMFC; MEA; Degradação; SEM; Morfologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )