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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

MARTINS, João  e  LAVRADIO, Leonor. Pressa para acabar: Percepções de participantes dos aspectos desmotivadores em estudos online. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.241-256. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1674.

Cada vez mais, estudos na área das ciências sociais são dados adquiridos na internet, chegando a participantes online. Alguns participantes iniciam a sua participação de forma empenhada e motivada, mas desenvolvem, progressivamente, «comportamentos apressados». Inquirimos participantes experientes em participar em estudos online sobre as razões que os levariam a sentir motivação para apressar (definido como acelerar a participação sem preocupação pela sua qualidade). Esta abordagem revelou Repetição, Duração do estudo e Desinteresse no tópico como os três aspectos centrais que levariam os participantes a apressar estudos. Subsequentemente, os mesmos participantes indicaram que a repetição diz respeito ao tipo de questão (mais do que o tipo de estímulo ou tarefa), e à execução da mesma tarefa mais de 5-6 vezes, ou com uma duração superior a 6 minutos. A duração do estudo diz respeito à preferência por estudos mais curtos, bem como a experiência subjectiva da duração exceder expectativas prévias (i.e., duração superior à anunciada), levando a apressar, dada a redução do pagamento por hora à medida que o estudo vai aumentando em duração. Desinteresse no tópico foi reportado como sendo consistentemente elevado, embora não seja uma razão principal para abandonar o estudo - no entanto, havendo uma alteração no esperado nível de interesse a meio do estudo, foi reportado como um factor promotor de apressar a participação. Discutimos estes dados incidindo na sua relevância, e enquanto indicadores de como pré-testes com participantes peritos poderão beneficiar estudos online.

Palavras-chave : Estudos online; Apressar; Validade de dados.

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