SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Vingança e perdão: Dois lados de uma mesma moeda?Normas de animacidade para 224 palavras concretas do Português Europeu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

MARTINS, João  y  LAVRADIO, Leonor. Pressa para acabar: Percepções de participantes dos aspectos desmotivadores em estudos online. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.241-256. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1674.

Cada vez mais, estudos na área das ciências sociais são dados adquiridos na internet, chegando a participantes online. Alguns participantes iniciam a sua participação de forma empenhada e motivada, mas desenvolvem, progressivamente, «comportamentos apressados». Inquirimos participantes experientes em participar em estudos online sobre as razões que os levariam a sentir motivação para apressar (definido como acelerar a participação sem preocupação pela sua qualidade). Esta abordagem revelou Repetição, Duração do estudo e Desinteresse no tópico como os três aspectos centrais que levariam os participantes a apressar estudos. Subsequentemente, os mesmos participantes indicaram que a repetição diz respeito ao tipo de questão (mais do que o tipo de estímulo ou tarefa), e à execução da mesma tarefa mais de 5-6 vezes, ou com uma duração superior a 6 minutos. A duração do estudo diz respeito à preferência por estudos mais curtos, bem como a experiência subjectiva da duração exceder expectativas prévias (i.e., duração superior à anunciada), levando a apressar, dada a redução do pagamento por hora à medida que o estudo vai aumentando em duração. Desinteresse no tópico foi reportado como sendo consistentemente elevado, embora não seja uma razão principal para abandonar o estudo - no entanto, havendo uma alteração no esperado nível de interesse a meio do estudo, foi reportado como um factor promotor de apressar a participação. Discutimos estes dados incidindo na sua relevância, e enquanto indicadores de como pré-testes com participantes peritos poderão beneficiar estudos online.

Palabras clave : Estudos online; Apressar; Validade de dados.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons