SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Análise dos erros de leitura no Português: Dígrafos e estruturas silábicas complexasVingança e perdão: Dois lados de uma mesma moeda? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

OLIVEIRA, Lucília Cardoso; LOPES, Miguel Pereira  y  GONCALVES, Sónia. Perfis de carreira: Entrincheiramento na carreira ou adaptação à mudança?. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.211-227. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1765.

O rápido desenvolvimento das sociedades, a transformação dos mercados de trabalho e das organizações, exige hoje carreiras mais dinâmicas. Assim, e tendo por base, os perfis de carreira identificados por Carson, Carson, Phillips e Roe (1996) e da associação do entrincheiramento na carreira e da satisfação com a carreira, identificamos no estudo, que perfis de carreira existem atualmente. A referência cruzada de dados, do comprometimento organizacional, comprometimento com a carreira e da intenção de saída, permitiu caraterizar cada perfil e os fatores pesam na decisão de ficar ou mudar de carreira, mantendo ou não uma atitude contributiva. A uma amostra de 386 sujeitos, foi efetuada uma análise de clusters, através do método K-means, os resultados identificaram um novo perfil de carreira, chamado de transacional, que indicia que efetivamente as carreiras são atualmente mais fluídas e menos estáveis. No final serão discutidos os resultados e as implicações teóricas e práticas.

Palabras clave : Entrincheiramento na carreira; Satisfação com a carreira; Comprometimento com a carreira; Comprometimento com a organização; Intenção de saída.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons