SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2The relationship between abusive supervision and organizational trust: The role of subordinates’ self-esteemCareer profiles: Career entrenchment or adaptation to change? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

SIMOES, Edlia Alves  and  MARTINS, Margarida Alves. Análise dos erros de leitura no Português: Dígrafos e estruturas silábicas complexas. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.199-210. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1732.

A língua portuguesa apresenta vários desafios para as crianças na fase inicial de aprendizagem da leitura, dado que nem sempre as correspondências entre letras e sons são consistentes, havendo letras que podem corresponder a mais do que um som e duas letras que podem corresponder a um único som (dígrafos) e dado que há palavras que contêm sílabas complexas. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise psicolinguística dos erros de leitura de crianças no 1º ano (n=175) e no 2º ano (n=137) de escolaridade e analisar as diferenças entre os erros de leitura nesses dois anos. Para a recolha dos dados foi usado um teste de leitura oral de palavras. Foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa do tipo de erros de leitura em palavras contendo dígrafos (ch, nh, lh, gu, rr, ss) e palavras com sílabas complexas (CVC e CCV). Essa análise mostrou que as crianças apresentavam maiores dificuldades em alguns dígrafos específicos e tendiam a simplificar sílabas complexas, adicionando ou excluindo fonemas. A quantidade e qualidade dos erros de leitura de crianças que frequentam os dois anos foram discutidos à luz das teorias de aquisição de leitura e desenvolvimento fonológico das crianças.

Keywords : Erros de leitura; Ensino básico; Aquisição da leitura; Português.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License