38 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

VELEZ, Maria João. A relação entre supervisão abusiva e confiança organizacional: O papel da autoestima dos subordinados. []. , 38, 2, pp.181-197. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1738.

O interesse no estudo da supervisão abusiva (Tepper, 2000) aumentou devido às suas consequências nefastas a nível pessoal e custos organizacionais que acarreta. Como tal, são necessários estudos adicionais que identifiquem os fatores individuais passíveis de minimizar os efeitos adversos da supervisão abusiva. Especificamente, propomos que a autoestima dos colaboradores constitui um moderador na relação entre supervisão, confiança organizacional e comportamentos intra papel. Além disso, sugerimos que confiança organizacional é possível mecanismo que vincula a supervisão abusiva a comportamentos intra papel. O modelo proposto foi testado numa amostra constituída por 201 díades supervisor-subordinado de diferentes organizações. Os resultados da análise de mediação moderada suportaram as nossas hipóteses. Ou seja, a supervisão abusiva tem uma relação significativa com comportamentos intra papel através da confiança organizacional quando a autoestima dos colaboradores é baixa, mas não quando a autoestima é alta. Os resultados obtidos sugerem que a autoestima modera o impacto de percepções de supervisão abusiva na confiança organizacional, com consequências para o desempenho.

: Supervisão abusiva; Confiança organizacional; Autoestima; Comportamentos intra papel.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License