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Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

GARCIA-MARQUES, Teresa  y  PRADA, Marília. Quando a marca é mais determinante do que os nossos sentidos?: A influência da experiência táctil e olfactiva na avaliação de produtos. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.141-151. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1725.

Neste artigo examinamos de que forma a marca e a experiência direta influenciam a avaliação de produtos. Especificamente, selecionámos dois produtos (perfume e papel) cuja qualidade intrínseca pode ser inferida diretamente através da experiência sensorial (fragrância e experiência de escrita, respectivamente). Os resultados de um estudo de campo e de um experimento laboratorial demonstram que a marca influencia a percepção dos produtos, enviesando a informação diretamente acessível através dos sentidos. Os dados mostram ainda que este efeito ocorre principalmente em condições de processamento de baixa elaboração (e.g., baixa motivação). No artigo discutimos como estes resultados contribuem para entender o processo subjacente ao efeito da marca na avaliação de produtos, podendo a marca atuar por via heurística ou através da promoção de uma crença capaz de enviesar as nossas perceções.

Palabras clave : Experiência directa; Familiaridade; Avaliação de produtos; Marca; Qualidade; Toque; Olfacto.

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