38 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

SANCHES, Cristina et al. Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Achievement Emotions Questionnaire para o 1º ciclo. []. , 38, 1, pp.127-139. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1671.

Os principais objetivos do corrente estudo consistiram na tradução e adaptação do Achievement Emotions Questionnaire - Elementary School (AEQ-ES) para Português e na análise das suas propriedades psicométricas. Uma amostra de 350 alunos portugueses do terceiro e quarto ano de escolaridade (com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos) completou a versão portuguesa do AEQ-ES (AEQ-ES-P). Tal como a versão original, o AEQ-ES-P mede o prazer, o aborrecimento e a ansiedade dos alunos em relação à matemática em três contextos académicos: assistir a aulas, fazer os trabalhos de casa e fazer testes. A análise fatorial confirmatória corroborou a estrutura hierárquica do AEQ-ES-P, que também se mostrou invariante entre géneros e anos de escolaridade. O instrumento mostrou também boa fiabilidade e estabilidade temporal. Foram encontradas correlações significativas na direção esperada entre o prazer, a ansiedade e o aborrecimento, bem como entre essas emoções, as perceções de competência dos alunos e a sua motivação intrínseca para a matemática, apoiando assim a validade interna e externa do questionário. Estes resultados indicam que o AEQ-ES-P apresenta boas propriedades psicométricas e é adequado para medir as emoções de realização de crianças portuguesas do terceiro e do quarto ano de escolaridade no domínio da matemática.

: Emoções de realização; Ansiedade; Aborrecimento; Prazer; Alunos do 1º ciclo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License