38 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

COSENTINO, Alejandro César; AZZARA, Sergio Héctor; GRINHAUZ, Aldana Sol    AZZOLLINI, Susana Celeste. A tomada de decisões urgentes em circunstâncias extremas: Associações com a reflexão cognitiva e com respostas a dilemas morais. []. , 38, 1, pp.65-74. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1707.

Foi proposto que a tomada de decisões urgentes em circunstâncias extremas pode ser baseada em dois tipos de processamento de informações: afetivo e racional. Como o modelo de decisões urgentes é recente, o objetivo deste estudo foi determinar suas características e relações com variáveis relevantes. Utilizamos uma amostra intencional de 416 estudantes universitários de uma academia militar. Os resultados mostraram que a tomada de decisões urgentes em circunstâncias extremas está relacionada a preferências gerais por intuição ou deliberação, reflexão cognitiva e reação a dilemas morais pessoal altamente conflituosos. Notavelmente, a tomada de decisão urgente baseada na racionalidade foi positivamente associada à reflexão cognitiva e a uma forma utilitária de resolver dilemas morais pessoais de alto conflito. Além disso, tanto a tomada de decisões urgentes, tanto racionais como afetivas/emocionais, foram associadas à percepção da dificuldade em resolver dilemas morais pessoais de alto-conflito. O modelo de juízos urgentes em circunstâncias extremas pode ser útil porque contribui para descrever o perfil cognitivo e decisório óptimo para a seleção de recursos humanos em atividades que envolvem enfrentar contextos de alta incerteza onde a tomada de decisões rápidas é necessária, tais como tarefas realizadas por profissionais de resgate ou pessoal de combate.

: Tomada de decisão; Teoria da decisão; Racionalidade; Afetividade; Academia militar.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License