SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Concordância entre dados antropométricos reportados vs. medidos e relação com as práticas parentais alimentares em idade pré-escolarA tomada de decisões urgentes em circunstâncias extremas: Associações com a reflexão cognitiva e com respostas a dilemas morais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

FERNANDES, Susana  y  MCINTYRE, Teresa. Modelo de auto-regulação de Leventhal no cancro da mama. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.1, pp.51-63. ISSN 0870-8231.  http://dx.doi.org/10.14417/ap.1701.

Este estudo analisa o ajustamento psicossocial ao cancro da mama, tendo por base o Modelo de auto-regulação de Leventhal. Procura compreender o papel do ajustamento emocional e representações de doença no coping. A amostra foi constituída por 74 mulheres Portuguesas recentemente diagnosticadas com cancro da mama. As medidas utilizadas foram: A Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), para avaliar o ajustamento emocional (ansiedade e depressão); o Questionário de Perceções de Doença Breve (IPQ-B), para avaliar as perceções de doença; e a Escala de Ajustamento Mental ao Cancro (mini-Mac), para avaliar o coping. A hipótese previa que as perceções de doença e o ajustamento emocional fossem preditores significativos do coping, antes da cirurgia. A hipótese confirmou-se para a maioria das estratégias de coping, o que vai de encontro ao Modelo de auto-regulação de Leventhal. O ajustamento emocional e as perceções de doença são preditores significativos das estratégias de coping Impotência/Desesperança, Preocupação Ansiosa e Espírito de Luta.

Palabras clave : Modelo de auto-regulação de Leventhal; Cancro da mama; Ajustamento psicossocial; Coping; Representações de doença; Ajustamento emocional; Psico-oncologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons