SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Can we count on each other?: An inquiry about Portuguese citizens’ individual and relational dispositions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

ALMEIDA-ROCHA, Teresa; PEIXOTO, Francisco  and  JESUS, Saúl Neves. Desenvolvimento estético em crianças, adolescentes e adultos jovens. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.1, pp.1-13. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1657.

Este artigo foca-se no desenvolvimento estético de crianças, adolescentes e adultos jovens, a um nível teórico e empírico. As teorias mais relevantes no domínio do desenvolvimento estético são mencionadas. O principal objetivo do estudo foi testar a teoria de Parsons, de maneira empírica e precisa, caracterizando como a apreciação estética é desenvolvida. Em termos dos principais pressupostos metodológicos, existem duas posições teóricas na pesquisa atual sobre desenvolvimento estético, as de Housen e Parsons. A abordagem de Parsons demonstrou ser mais eficaz quando adaptada a faixas etárias mais jovens (crianças). A pesquisa empírica realizada neste artigo utilizou a sua entrevista para entender o nível de desenvolvimento estético de 100 participantes, divididos em 5 faixas etárias (de 4-5 anos a 18-20 anos). Os resultados dessas entrevistas individuais suportam a ideia de que a estética se desenvolve naturalmente e se correlaciona positivamente com a idade. Além das descobertas sobre o desenvolvimento estético, os dados confirmam a ideia de descentração progressiva, sublinhada na afirmação de Parsons de que os estágios estéticos dependem “da nossa capacidade crescente de assumir os pontos de vista dos outros”.

Keywords : Artes; Desenvolvimento estético; Experiência estética; Psicologia do desenvolvimento; Pintura.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License