37 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

CAMILO, Cláudia    GARRIDO, Margarida Vaz. A revisão sistemática de literatura em psicologia: Desafios e orientações. []. , 37, 4, pp.535-552. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1546.

^lpt^aNas últimas décadas, a comunidade científica tem assistido a um incremento exponencial na divulgação de ciência, com novas revistas lançadas anualmente e milhares de trabalhos de pesquisa publicados em vários domínios científicos entre os quais a Psicologia. No entanto, se por um lado é através da acumulação de conhecimento que a ciência avança, por outro, esse conhecimento deve ser integrado no sentido de informar a investigação, a prática e os decisores políticos. As revisões sistemáticas da literatura constituem um valioso método para dar sentido a grandes corpos de informação sobre um determinado tópico, sumariar a investigação acumulada e avaliar a robustez dos seus resultados. Assim, e atendendo à importância que as revisões sistemáticas de literatura têm na acumulação e divulgação do conhecimento, é importante que sejam conduzidas através de métodos estruturados que permitam identificar, sintetizar e avaliar todos os estudos relevantes para responder a uma pergunta específica. Neste artigo apresentam-se diferentes perspetivas e orientações sobre a condução de uma revisão sistemática da literatura no domínio da Psicologia, discutem-se os desafios associados a este método e procura-se facilitar cada etapa da condução da revisão sistemática através da apresentação de instrumentos e procedimentos recomendados na literatura.^len^aIn the last decades, the scientific community has been observing an exponential increase in the dissemination of science, with new journals launched annually and thousands of research papers published in various scientific domains including Psychology. However, if on the one hand it is through the accumulation of knowledge that science advances, on the other hand, this knowledge must be integrated to inform research, practice and policy makers. Systematic literature reviews are a valuable method for making sense of large bodies of information on a particular topic, summarizing accumulated research, and assessing the robustness of their findings. Thus, and given the importance that systematic literature reviews have in the accumulation and dissemination of knowledge, it is important that they are conducted through structured methods that allow the identification, synthesis and evaluation of all relevant studies to answer a specific question. This article presents different perspectives and guidelines on conducting a systematic literature review in the field of Psychology, discusses the challenges associated with this method, and seeks to facilitate each step of conducting the systematic review through the presentation of instruments and recommended procedures in the literature.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License