SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4Profiles of father's relative involvement and children’s socio-emocional adjustment during preschoolViews from Portuguese teachers on multilingualism and educational practices in multilingual classrooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

PITACHO, Liliana Alexandra; PALMA, Patrícia  and  CORREIA, Pedro. Orientação para o trabalho: Dimensionalidade e modelo interno. Aná. Psicológica [online]. 2019, vol.37, n.4, pp.479-491. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1667.

Esta investigação tem como principal objetivo estudar a dimensionalidade da orientação para o trabalho e propor um modelo interno. O presente estudo teve em consideração o modelo de orientação para o trabalho proposto por Bellah et al. (1985). Este modelo assume que existem três tipos de orientação para o trabalho: chamamento, carreira e emprego. Tratou-se de um estudo transversal com 959 adultos portugueses entre os 18 e os 71 anos. Recorreu-se à análise fatorial confirmatória para estudar a dimensionalidade da orientação para o trabalho e, para o estudo do modelo interno da orientação para o trabalho recorreu-se à modelagem de equações estruturais. Complementarmente, os resultados destas análises sugerem que a orientação para o trabalho é realmente tridimensional e, adicionalmente, sugerem que as dimensões da orientação para o trabalho têm um impacto direto umas nas outras. Este estudo fornece contribuições importantes para a teoria da orientação para o trabalho e introduz para discussão e pesquisa um conjunto ainda maior de questões.

Keywords : Orientação para o trabalho; Chamamento; Carreira; Emprego; Modelo interno; Modelagem de equações estruturais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License