SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Traumatic experiences in chronic illness: Reports of adolescents with scoliosis and diabetesThe impact of intervention programs for improving textual production in children of 4th grade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

RELVA, Inês Carvalho; ALARCAO, Madalena; FERNANDES, Otília Monteiro  and  GRAHAM-BERMANN, Sandra. Qualidade do relacionamento entre irmãos e tratamento parental diferenciado numa amostra de adolescentes portugueses. Aná. Psicológica [online]. 2019, vol.37, n.3, pp.341-353. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1645.

Os irmãos são extremamente importantes na vida do adolescente. Com este estudo tivemos por objetivo explorar de que modo estão relacionados a vinculação entre irmãos, o tratamento parental diferenciado e o uso de táticas resolução de conflito no relacionamento entre irmãos. Numa amostra de 192 adolescentes portugueses, 64.6% do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, aplicou-se o Inventário de Vinculação na Adolescência (versão irmãos), as Escalas de Táticas do Conflito Revisadas (versão irmãos) e o Inventário de Experiências Diferenciadas entre Irmãos. Os resultados mostram que um tratamento parental igualitário está associado à maneira positiva de resolver os conflitos entre irmãos; o sexo masculino relatou maior distanciamento entre irmãos do que o sexo feminino, e uma relação negativa entre irmãos parece influenciar a ocorrência de violência entre estes. Este estudo enfatiza a importância de pais e profissionais de saúde promoverem precocemente a proximidade entre irmãos.

Keywords : Tratamento diferenciado; Pais; Irmãos; Vinculação; CTS2-SP.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License