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Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

LOPES, Ariana Pinto et al. Experiências traumáticas na doença crónica: Relatos de adolescentes com escoliose e diabetes. Aná. Psicológica [online]. 2019, vol.37, n.3, pp.327-340. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1631.

A vivência de uma doença crónica é um fator de stress que pode originar um conjunto de vivências traumáticas ainda pouco estudadas. A escrita expressiva permite aceder aos significados de vivências pessoais criando simultaneamente oportunidades de insight e reorganização de experiências traumáticas. Usando esta técnica o presente estudo analisou as experiências traumáticas narradas por 36 adolescentes com escoliose (19 dos quais usam colete) e 20 com diabetes. Os resultados identificaram a monitorização da terapêutica, as queixas físicas, as relações interpessoais e as preocupações com o desenvolvimento da doença como sendo as experiências traumáticas mais frequentes. A comparação das narrativas dos três grupos de adolescentes mostrou que mais do que o tipo de doença, o uso do colete está significativamente implicado nas vivências traumáticas destes adolescentes. A análise dos resultados ao longo do tempo, mostrou ainda efeitos positivos da escrita expressiva na diminuição da vivência traumática destes adolescentes, reforçando a sua pertinência como instrumento para a clínica.

Keywords : Adolescência; Diabetes; Escoliose; Experiências traumáticas; Escrita expressiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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