37 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

MOTA, Catarina Pinheiro    FERREIRA, Sara Duarte. Estilos parentais, competências sociais e o papel mediador da personalidade em adolescentes e jovens adultos. []. , 37, 3, pp.269-284. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1548.

^lpt^aAs vivências afetivas experienciadas no seio familiar têm um papel privilegiado no desenvolvimento dos jovens. A presente investigação teve como objetivo analisar o efeito dos estilos parentais no desenvolvimento das competências sociais e testar o papel mediador da personalidade. A amostra incluiu 1976 jovens com idades entre os 14 e os 25 anos. Os resultados apontam que a empatia, a assertividade e o autocontrolo são preditos positivamente pelo estilo democrático e que a assertividade e o autocontrolo são preditos negativamente pelo estilo permissivo. Os dados sugerem o efeito mediador positivo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo democrático e as competências sociais, e um efeito mediador negativo entre o estilo permissivo e determinadas competências socias.^len^aAffective experiences lived in the family have a privileged role in the development of young people. This research aimed to analyze the effect of parenting styles in the development of social skills of young people. It was also tested the mediating role of personality. The sample included 1976 young, 14 to 25 years aged. The results show that empathy, assertiveness and self-control were positively predicted by democratic style, and assertiveness and self-control were negatively predicted by permissive style. The data also suggested the positive mediating effect of personality on the association between democratic style and social skills, and a negative mediating effect on the association between permissive style and social skills.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License