SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Tipologias de funcionamento familiar: Do desenvolvimento identitário à perturbação emocional na adolescência e adultez emergenteSolidão e sintomatologia depressiva na velhice índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

RIBEIRO, Ana Raquel; PEREIRA, Ana Isabel  e  PEDRO, Marta. Preditores do envolvimento escolar afetivo na infância: Uma revisão sistemática. Aná. Psicológica [online]. 2019, vol.37, n.2, pp.193-207. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1547.

O envolvimento escolar dos alunos tem sido extensivamente estudado devido ao seu papel na adaptação e sucesso escolares. A presente revisão sistemática tem como objetivos analisar os preditores e fatores associados ao envolvimento escolar, no domínio afetivo, na infância (6-12 anos). Esta revisão analisa estudos empíricos publicados entre 1997 e 2017, os quais foram selecionados a partir de critérios pré-definidos. Somente oito estudos foram incluídos nesta revisão. A maioria são estudos quantitativos e longitudinais que apresentam uma qualidade metodológica adequada. Os resultados indicam uma associação positiva entre o apoio do professor e o envolvimento escolar afetivo. Verificou-se ainda a existência de outras variáveis relacionais menos estudadas como preditoras do envolvimento escolar afetivo, tais como fatores relacionados com a família e com os pares. Poucos estudos averiguaram o papel de fatores individuais, embora a investigação encontrada sugira que as raparigas têm níveis mais elevados de envolvimento escolar afetivo que os rapazes. A escassez de estudos focados nos preditores do envolvimento escolar afetivo durante a infância indica que é necessária mais investigação nesta área. São identificadas as limitações metodológicas dos estudos, sendo indicadas algumas sugestões para investigação futura.

Palavras-chave : Envolvimento escolar afetivo; Infância; Preditores; Adaptação escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons